Saturday, July 08, 2006

O Monte foi ao Monte.


O Monte foi ao Alentejo no passado fim-de-semana e vai organizar um passeio dias 8, 9 e 10 de Setembro, integrado no Festival Escrita na Paisagem.
Por António Penteado

Nos passados dias 1 e 2 de Julho, o Monte foi ao Alentejo e confirmou a sua participação no Festival Escrita na Paisagem 2006, para o qual propôs um passeio (ou "andamento") nos dias 8, 9 e 10 de Setembro, entre Lisboa e Viana do Alentejo.

Após ter organizado em Abril de 2006– a propósito de um ciclo sobre a Destruição - um passeio de Monsanto a Cacilhas pelo apetecido Corredor Verde de Lisboa, onde foi possível estabelecer um percurso a pé pelos locais mais banais e esquecidos da capital e encontrar o campo nos bastidores da cidade cinzenta, o Monte quer perceber como se sai da cidade para o campo, levando a cidade consigo.
O objectivo será em três dias ou "andamentos" – presto, andante, vivace – sair de Lisboa e chegar a Viana do Alentejo, percorrendo a linha imaginária que une estes dois pontos –e explorando uma série de percursos na paisagem alentejana. Ao longo destes dias, o Monte propõe recolher, durante o caminho, os objectos e testemunhos materiais da passagem humana hiper-acelerada pelo território - que através desta se transforma em paisagem.
No último dia da deambulação está prevista a inauguração do Museu da Berma da Estrada, em Viana do Alentejo, onde se pretende expor todos os objectos-prova encontrados, na esperança que estes ajudem a ter uma compreensão mais alargada do actual fenómeno de mobilidade extrema.
Em colaboração com uma rádio local - a Rádio Telefonia do Alentejo – será transmitido ao longo do passeio, por um grupo de radialistas do Monte, um programa criado especialmente para o efeito.
O número de inscrições no passeio será limitada entre 15 a 20 pessoas – escolhidas entre as que, cumulativamente, conseguirem ler este artigo até ao fim e as que comparecerem na respectiva reunião de preparação no Monte (R. Monte Olivete, 30A, ao Príncipe Real, em Lisboa), quinta-feira, dia 13 de Julho, às 20h30. A convocatória para a reunião de preparação será apenas efectuada por correio electrónico, e mais se informa que ocorrerá em ambiente descontraído e informal, acompanhado de pic-nic ligeiro, para o qual se pede que os interessados levem bebida e comida. Mais informações sobre o Festival http://www.escritanapaisagem.net/.
Pede-se a todos aqueles que tiverem interesse em participar, mas que não possam por qualquer motivo comparecer à referida reunião, para enviarem uma mensagem electrónica, com uma explicação detalhada do sucedido, para monteolivete@gmail.com ou o respectivo atestado médico para a seguinte morada: Rua do Monte Olivete, 30A, R/C 1200-280 Lisboa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home