Thursday, March 08, 2007

o Monte vai à Reabertura do Cine-Incrível

quinta a sábado__8 a 10__março__das 21h30 à 01h00____o Monte* vai à Reabertura do cine-Incrível que apresenta o ciclo: Novas Imagens Urbanas

instalações+projecções+conferência+conversa+bar >>>>>2 euros

!extra! extra! extra! extra!
sábado, 10 de março, às 23h, O Monte* apresenta "Geografias Emergentes"
Miguel Graça e Benjamin Brejon improvisam sobre visões panópticas da urbanidade com a Letónia no pensamento
+ conversa aberta com Marko Stamenkovic, Nathalie Mansoux e ?lex


O Cine-Incrível era o mais importante cinema de Almada, rivalizando em construção e dimensão com os mais emblemáticos cinemas de Lisboa, como o Condes, o Império, o Éden ou mesmo o S. Jorge. A diferença é que, em vez de um tinha dois balcões!, e ficava do outro lado, da outra margem, num contexto sub-urbano. Com a proliferação dos centros comerciais e as salas multiplex o Cine-Incrível, desde sempre um cinema feito pelos seus associados, deixou de ser rentável. Fechou as portas em 1993.

Um pouco mais de dez anos depois o Cine-incrível reabre as portas, agora com o nome de incrível Club, através da Associação Piajio. Neste momento é muito mais do que uma sala de cinema, é uma sala de espectáculos. A questão que nos colocamos é: como re-apresentar o cinema numa sala com tanta história?

Estarão as pessoas da região dispostas ou preparadas para se sentarem de novo numa destas cadeiras para assistir a um filme? Fará ainda sentido este cinema num mercado de exibição sobrelotado? No novo contexto de teias urbanas, o ciclo para re-abrir as actividades do Cine-íncrível teria que obrigatoriamente passar por todas estas questões e mais algumas.

NOVAS IMAGENS URBANAS é o Cine-Incrível ano zero, em teste consigo próprio:

"Que imagens fazemos dos espaços que (não) habitamos?"

Atravessem o rio e visitem esta sala mítica!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home